Como os demais módulos, o UniCAM 3D, possui uma interface estudada para facilitar a utilização do software sem que o usuário tenha grandes conhecimentos de informática. As definições de todas as fases da usinagem e seus relativos parâmetros, são feitas usando a "Árvore de Comando", facilitando a visualização do processo e simplificando a definição e modificação das estratégias de usinagem. O processo é guiado para a escolha da opção de usinagem, do tipo de ferramenta e a geração do pós-processador.
DownloadNo pacote UniCAM 3D, estão incluídos mais de 40 pós-processadores, para os mais difundidos tipos de comando numérico. Os módulos para: geração de textos, vetorização e Imagem Z, também fazem parte do pacote.
DownloadEstratégia de usinagem ideal para desbaste. Algoritmos especiais de otimização, garantem sobremetal constante, seja nas paredes como nos planos. O incremento entre passadas pode atingir valores próximos de 100% do diâmetro da ferramenta. A operação pode ser realizada com fresas de topo, esféricas ou raiada.
DownloadEsta modalidade é útil para desbastar forjados, executar pré-acabamento e acabamento em modelos 3D que tenham regiões verticais ou em superfícies que apresentam grande variação em relação ao eixo Z. As passadas podem unidirecionais ou bidirecionais, entrada tangente a superfície e incremento variando em Z para manter a crista da usinagem constante.
DownloadUsinagem de acabamento entre duas curvas extraídas em automático das bordas das superfícies ou definidas interativamente do usuário. Os percursos podem ser realizados em sentido longitudinal ou transversal.
DownloadA usinagem Isoparamétrica é calculada seguindo as "fibras" das superfícies, melhorando o resultado estético do acabamento. Esta modalidade pode ser efetuada com o controle de 3 a 5 eixos simultaneamente.
DownloadA usinagem com a ferramenta em "bitangencia", é tipicamente utilizada para o acabamento dos cantos vivos entre as superfícies. As passadas podem também ser realizadas com incrementos constantes em Z e é possível ainda executar uma retomada transversal à passada principal.
DownloadEsta modalidade de usinagem, permite a seleção automática das superfícies cilíndricas, por diâmetro mínimo e máximo, ou pela cor. Nos cilindros selecionados, é possível aplicar: furos de centro, furos com broca, alargadores, machos e ciclos de mandrilamento. No programa de máquina, serão gerados os ciclos fixos do CNC e eventuais rotações da mesa giratória.
DownloadO novo recurso para extração de parte do modelo, permite a criação de eletrodos ou insertos para complementar o molde. A nova parte criada poderá ser complementada com superfícies criadas a partir das curvas extraídas das superfícies. Os eletrodos poderão ser usinados com valores de redução (GAP).
DownloadEsta opção tem duplo objetivo. Foi inicialmente desenvolvida para resolver os problemas de fechamento de matemáticas com superfícies trimadas de modo errado. Pode ser usada também no fechamento das partes do modelo que não devem ser fresadas, por exemplo, no caso de furos que serão usinados em outra operação.
DownloadPara o setor de calçados, foram inseridos alguns comandos que facilitam a geração dos vários modelos que serão fresados. Com a escala para solado é possível gerar, a partir de um modelo CAD ou da digitalização, os vários números em automático. A série é realizada com fatores de escala, de acordo com as normas por regiões ou criada pelo usuário.
DownloadAs usinagens gerenciadas pelo UniCAM 3D, podem ser calculadas, com a ferramenta ou eventualmente com mandril inclinado. Se o modelo necessita de retomada em regiões profundas com ferramentas não suficientemente longas, é possível indicar o ângulo para o posicionamento do 4º ou 5º eixo e calcular a usinagem com a ferramenta inclinada.
DownloadAs novas operações de Desbaste e Contorno, oferecem vários níveis de otimização. É possível obter uma usinagem com incremento variável que mantenha a crista constante. Além disso, as superfícies planas são usinadas em modo concêntrico ou em Zig-Zag e a retomada das regiões com a crista não constante, pode também ser executada em Zig-Zag.
DownloadEsta estratégia de usinagem, comum a todos os sistemas CAM 3D, tem uma característica que a torna única em seu gênero: a possibilidade de efetuar em automático a seleção e a retomada das regiões não usinadas durante a passada principal. O incremento entre passadas pode ser otimizado para usinagens em altas velocidades (HSC).
DownloadUsinagem muito utilizada em acabamento de superfícies de baixo relevo. Encontra grande aplicação na usinagem de: eletrodos ou modelos de botões, fivelas, bijuteria, objetos para o setor de joalheria, medalhas e moedas.
DownloadNesta modalidade o sistema retoma automaticamente as partes planas do modelo e as usina com passadas concêntricas. Se necessário, é possível definir incrementos por passada em relação ao eixo Z.
DownloadUsinagem de acabamento concêntrico tridimensional. Percursos calculados segundo uma curva de referência também tridimensional, criada pelo usuário ou extraída das bordas da superfície interessada.
DownloadA representação cromática da peça, fornece a posição e quantidade de material remanescente deixado. Nestas regiões poderá ser retomada a usinagem com qualquer modalidade.
DownloadNesta modalidade de usinagem a retomada do material remanescente é realizada em modo totalmente automático. O usuário define somente o incremento entre as passadas.
DownloadO módulo de simulação faz parte do pacote UniCAM 3D. Executa uma simulação realística da usinagem, lendo diretamente os percursos já em formatos do comando numérico onde a peça será usinada. Realiza o "try out" eletrônico em um CNC virtual.
Download