O módulo de fresamento bidimensional (2 1/2 eixos) realiza usinagens de um ou mais perfis ou splines com passadas incrementais relativas ao eixo Z, desbastando ou contornando os perfis com offset e/ou corretor da máquina CNC.
Permite realizar fresamentos por patamares (usinagem típica em moldes), obtidos a partir da definição de um perfil no plano XY e um perfil no plano ortogonal (Perfil Z).
O fresamento de cavidades (pocketing), mesmo com geometria complexa e com número ilimitado de ilhas, pode ser realizado com passadas paralelas ou passadas concêntricas, gerando automaticamente pontos para a execução de pré furos quando necessário.
Operações com broca de centro, helicoidal, macho, alargador, barra de mandrilhar, etc., podem ser realizadas em pontos e/ou conjunto de pontos.
DownloadPermite ainda ao usuário, criar suas próprias macros instruções, descrever e chamar sub-rotinas, instruções condicionais, funções matemáticas, etc.
Permite ainda ao usuário, criar suas próprias macros instruções, descrever e chamar sub-rotinas, instruções condicionais, funções matemáticas, etc.Executa usinagens com mesa giratória, gerencia o plano de trabalho, o tipo de material, as definições de origem, dispositivos de fixação da peça, ferramenta e suporte porta ferramenta.
DownloadPossui rotinas para esvaziamenos de cavidades ou contorno de perfis, utilizando as novas fresas de mergulho "Plungers", com insertos de metal duro e projetadas para este tipo de operação.
Com a instrução de esvaziamento de cavidades é possível retirar material do interior de um perfil, respeitando eventuais ilhas, onde não deverá ser removido material. Dependendo da geometria da cavidade e do diâmetro da fresa, após a retirada do material no interior de uma cavidade, principalmente nos cantos, fica uma certa quantidade de material, sua remoção só é possível, usando uma fresa de diâmetro menor.
A maior dificuldade para o programador é identificar exatamente, onde e qual a quantidade de material deixado pela fresa. Com o UniCAM isto se torna totalmente automático, bastando ao usuário definir qual fresa irá utilizar e qual processo de corte.
DownloadDurante a elaboração de um programa de uma peça, é fundamental o seqüênciamento das operações, pois o mesmo irá influenciar entre outras coisas na qualidade final do produto. O UniCAM possui recursos que de modo totalmente automático ordena as ferramentas. Porém, devido a enorme variedade de situações que são encontradas nas peças mecânicas, torna-se necessário alterar esta seqüência.
O usuário durante a programação não se preocupa com a ordem que determinada ferramenta irá executar a operação. Nesta modalidade o UniCAM ordena as ferramentas pelo seu tipo, obedecendo a condição tecnológica e no caso de ferramentas iguais, serão ordenadas por ordem crescente de diâmetro.
Download